Jucás atinge recorde de cadastro de famílias no SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Jucás, parabeniza os Agentes Comunitários de Saúde por ter conseguido atingir 100,33% do alcance dos cadastros das famílias jucaense.

Dentre os onze municípios pertencentes a Área Descentralizada de Saúde – ADS de Iguatu, a cidade de Jucás foi a segunda com a maior porcentagem de cadastro realizados. Vale destacar que apenas dois municípios conseguiram obter 100%: Quixelô e Jucás, respectivamente.

A iniciativa do Ministério da Saúde visa incentivar gestores locais a acompanharem os cidadãos na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do cadastramento, garantindo incentivos federais aos municípios e qualificando a assistência integral e contínua de pacientes na rede pública. Ou seja: quanto mais pessoas cadastradas, mais recursos para os municípios e mais cuidado para com a saúde dos brasileiros, fortalecendo as ações de prevenção e promoção da saúde na Atenção Primária.

A ação faz parte do programa Previne Brasil, que instituiu uma nova proposta de financiamento para a Atenção Primária. Os recursos distribuídos pelo Ministério da Saúde têm como base três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, a melhora das condições de saúde da população e a adesão a programas estratégicos, como as equipes de Saúde Bucal e o Saúde na Hora, por exemplo.