PREFEITURA DE JUCÁS

IGREJA MATRIZ E FESTA DO CARMO

Construção da Igreja Matriz

São Mateus, hoje Jucás, teve seus primeiros atos religiosos numa capela construída em louvor a São Mateus e a Nossa Senhora da Glória e foram celebrados na mesma, um casamento e um batizado, ambos pelo Padre Antonio Barbosa. 
Por volta de 1761, o Padre Sebastião da Costa Machado e seus fieis pensaram em construir um templo em um local escolhido por eles. Na ocasião escolheram a localidade onde hoje é o Sitio Várzea. A escolha foi feita por ser um terreno plano apropriado para o crescimento da cidade. 
Conta uma lenda que alguns devotos conduziam a imagem de São Mateus até este local, sendo que no outro dia a imagem era encontrada no local da atual Igreja Matriz, sem nenhuma explicação. Depois da terceira vez deste acontecimento, resolveram construir a igreja no local escolhido pela imagem.

Esta construção foi realizada em três etapas: a primeira do Altar-Mor e a Sacristia, a Segunda do corpo da Igreja e a terceira o erguimento das laterais e a torre, com duração de duas décadas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo é um símbolo da arquitetura barroca apesar de terem sido feitas algumas modificações. Em 1947, no dia da festa da padroeira, 16 de julho, foi inaugurado o relógio da torre da matriz e em 16 de julho de 1951 foi colocada uma imagem de Nossa Senhora do Carmo no alto da torre. Há escassez de informações sobre a Igreja em seu primeiro século de vida. De acordo com Francisco de Andrade, historiador cearense que escreveu no livro As Igrejas do Ceará, só existem livros de tombo com notícias a partir de 1981. O vigário João Gutler inaugurou em 20 de janeiro de 1959 a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Festa da Padroeira ou Festa do Carmo

A devoção a Nossa Senhora do Carmo começou por volta de 1755, quando foi criada a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo.
No dia 07 de Dezembro de 1755 foi criada a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, desmembrada do Curato (área sobre a jurisdição de um cura, residência do cura), de Icó ou Freguesia de Nossa Senhora da Expectação. A devoção a Nossa Senhora do Carmo pelos fieis da região começou a partir desta data. Desde então, a festa do Carmo tornou-se tradição.

No ano de 1757, a imagem da referida Santa foi colocada na Igreja ainda em construção, nesse ano a paróquia de Nossa Senhora do Carmo foi entregue aos Carmelitas, tendo como primeiro vigário Frei Anacleto Soares da Veiga.
O auge desse costume religioso é a celebração da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo comemorada todo ano no mês de Julho, no período de 07 a 16.
É uma das maiores festas religiosas do interior cearense e influencia as pessoas através de um retiro espiritual a renovarem a sua fé, profetizando-a em celebrações como: salvas, missas, novenas, quermesses, leilão e procissão final. A Banda Centenária de Música Padre Pio durante a festa enriquece a programação e encanta a todos que participam das festividades