Infraestrutura e Obras Urbanas

Jucás realiza a 5° Conferência Municipal das Cidades

A administração “Jucás uma cidade amada por todos”, através da Secretaria da Infraestrutura e Obras Urbanas, realizou na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, na Câmara Municipal, a 5° Conferência Municipal das Cidades. O evento faz parte da etapa municipal da 5° Conferencia Nacional das cidades, convocada pelo conselho nacional das cidades que tem como tema, “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”. No nosso município a conferência foi convocada pelo Poder Executivo através do Decreto n° 008/2013 de 21 de fevereiro de 2013.

A Comissão organizadora do evento foi composta pela Sociedade Civil e Poder Publico que se uniram para realizar o fórum popular de discussão sobre a política urbana da cidade. Essa 5° Conferência das Cidades será uma grande consulta pública de consolidação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, constituído de 04 eixos que refletem os principais desafios para implantação desta política, que são: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU, instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial e

políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade (regularização fundiária).

O evento contou com a presença do excelentíssimo Sr. vice-prefeito José Edsonriva Souza Cunha, o secretário de infraestrutura Jonathan Braga, o vice-presidente do Legislativo ,Municipal Carlos André, representante do Conselho Estadual das Cidades Andrersom Rafael, o coordenador da 5° conferência da cidade de Jucás Thiago Vieira, secretários municipais, vereadores, agentes de saúde, presidentes de associações, empresários e a sociedade em geral.

O tema foi facilitado pelo palestrante Andrersom Rafael e os debatedores, o advogado Dr. Jesuino Araújo e o geógrafo Pedro Hermano. O assunto esteve centrado em políticas setoriais como habitação, saneamento básico, transporte, mobilidade urbana e planejamento territorial urbano. A discussão sobre estes assuntos e suas dificuldades nos permitira uma avaliação mais profunda de nossas políticas publicas, tarefa para a qual a Secretaria de Infraestrutura e Obras Urbanas e o Governo Municipal conta com a colaboração de cada conferencista no processo que se inicia agora.

Ao final do encontro foi escolhido os delegados e suplentes para 5ª Conferencia Estadual das Cidades.

Confira as fotos aqui