Desenv. das Associações Comunitárias

SEDAC realiza formação e potencializa associação de mulheres

A Secretaria do Desenvolvimento das Associações Comunitárias – SEDAC em parceria com a Rede de Educação Cidadã – Recid Ceará, desde o ano de 2013, SEDAC realiza uma série de formações em associativismo e participação popular em todo o município de Jucás.

Desta vez a comunidade contemplada é o Sítio Veneza, situado a 34 km da sede. Desde novembro de 2013 a comunidade vem recebendo visitas da SEDAC e da Recid, nas pessoas dos educadores Ernaldo de Carvalho (educador popular voluntário) e Gilson Lucena (Educador contratado) a fim de dialogar com o grupo de mulheres na perspectiva da criação de uma Associação de Mulheres para a comunidade.
O início do processo se deu nos meses de novembro e dezembro de 2013, com reuniões de mobilização e escuta da comunidade e fomento ao debate sobre formas de associativismos e participação comunitária.
Em janeiro do corrente ano, num terceiro momento formativo, o objetivo foi entender o conceito de associativismo e sua importância para o desenvolvimento local sustentável, bem como identificar, analisar e visualizar a situação da comunidade a partir da técnica da FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) para assim fortalecer, baseados no diagnóstico local que geraram critérios norteadores para alavancar as tomadas de decisões e facilitar no ato do planejamento das ações.
Num quarto encontro, em fevereiro, a partir do diagnóstico evidenciado pela FOFA, o grupo de mulheres e parceiros, já com ares de associação, se reuniram para planejar ações (táticas) de enfrentamento aos desafios, limites e fraquezas que impedem o desenvolvimento local e humano da comunidade. Tirando desse encontro um importante encaminhamento que era efetivar o grupo em uma associação de mulheres.
Enfim, no dia 09 de março, um dia depois do Dia Internacional da Mulher, foi criada, também num momento de diálogo coletivo grupo de mulheres, com apresença de varias autoridades  o Sr. Prefeito Raimundo Luna Neto, Secretario de Educação Aurélio o Secretario do Desenvolvimento das Associações Comunitárias Ernaldo Filho os vereadores Aldenor Palácio e Elder, o  presidente do STTR Antonio Francelino, Ana Maria do Instituto Maria Felix de Cariús e os Educadores Ernaldo de Carvalho e Gilson Lucena da Rede de Educação Cidadã - Recid e demais convidados da comunidade.  Criaram a Associação das Mulheres do Sítio Veneza – ASMUV.
É importante salientar que esta a ASMUV já nasce sabendo aonde se quer chegar, conhecendo seus desafios e o que será preciso para enfrentá-los. Isso se deve ao processo formativo que lhes garantiram a maturidade política necessária.